quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Aviso: assistindo aos vídeos abaixo você corre o risco de tornar-se alguém mais sensível

Há dois dias atrás assisti um documentário que mexeu bastante comigo. Chorei muito e fiquei em estado de "depressão-pós-documentário". Eu, que já sou pessimista por natureza, me afundei ainda mais nessa visão. Pessimismo, niilismo, existencialismo... nada mais fazia sentido pra mim depois de ter visto esse filme. Era inútil lutar, persistir, existir. O que nós fizemos com o mundo? - eu pensava. Que porra é essa de capitalismo onde cédulas de papel valem mais que pessoas? Onde a importância de uma vida é determinada pela quantidade de cédulas de papel que esta possui? Que bolha é essa que criamos pra viver, de tão grossa espessura que nos impede de ver com clareza tudo que acontece do lado de fora? Por que as pessoas estão cada vez tomando menos consciência e responsabilidade por suas atitudes? Crianças que não estão morrendo de fome, estão sendo assassinadas. Animais sendo tratados como objetos. Dor e sofrimento alheios sendo ignorados por simples comodidade burguesa. Enfim... milhares de questionamentos desesperadores e desesperados eclodindo na minha cabeça, para entendê-los, só assistindo ao documentário. É necessário que todos vejam, para que a venda da ignorância caia dos olhos de cada um. Nós somos responsáveis por muito mais do que imaginamos. Milhões de vidas - e mortes - além das nossas.

Nós Alimentamos o Mundo / We Feed the World

Não sentia vontade de fazer mais nada, achava que todas as minhas causas estavam perdidas e que não valia à pena lutar. Palavra nenhuma me consolava. Até que hoje decidi assistir outro vídeo, um que me deu uma perspectiva exatamente contrária à anterior, e mostrou que tudo valia à pena. Que o mundo não é só esse planeta azul, pequeno e egoísta, dominado por pessoas que só tem olhos pra cifras, que a vida pulsa por toda parte, e onde existe vida, existe beleza. A arte mostrando que é vida e a vida mostrando que é arte.

Produzido por Ridley Scott e dirigido por Kevin Macdonald.

São 80.000 clipes de vídeo e 4.500 horas de material enviados por pessoas de 129 países via YouTube em um único dia, 24 de Julho de 2011. Tudo consolidado em 1h30 de vídeo.


(Até lembrei de Day 7 Hope de Ayeron: "So much to see, so much to live for Questions to answer, places to go So much to be, so much to care for Deep down inside I think you know You are free...")


Life in a day



*Outro link interessante: Quantos escravos trabalham para você?

Nenhum comentário: